quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz dia da mulher, mulheres


É triste que ainda exista este dia e que a sua existência seja necessária para recordar aquilo que diariamente é esquecido. Existe o dia da criança para nos lembrarmos das crianças que são maltratadas, abandonadas e indesejadas. Existe o dia da árvore para nos recordarmos de que elas também são seres vivos, também respiram, sentem e permitem que nós respiremos. Existe o dia disto e daquilo e existe também o dia da mulher. Em pleno século XXI ainda existem locais onde a mulher está nitidamente abaixo do homem. 
Vi noutro dia, inclusivamente, uma notícia de uma jornalista que foi a um país árabe e reparou que a mulher andava sempre atrás do homem, devido ao seu estatuto inferior. Quando lá voltou, ficou abismada como a mulher andava, naquele momento, à frente do homem. Dirigiu-se a uma das mulheres e perguntou "porque é que agora são vocês que vão à frente?" ao que a mulher respondeu "dizem que agora há minas por aqui". Esta situação não é isolada, ainda existem mulheres espancadas até à morte pelos maridos, mulheres castigadas, mulheres torturadas... Mulheres que não têm os mesmos direitos que os homens.
Tristezas à parte, feliz dia da mulher para todas as mulheres deste mundo, na esperança de, daqui a uns anos, este dia já não ser preciso existir.
Que todas as mulheres sejam acarinhadas, mimadas, bajuladas, que se sintam especiais, únicas, essenciais e imprescindíveis, não só neste dia, mas sempre.

Sem comentários: