quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O futebol é uma paixão

Já há uns tempos que ando para escrever sobre isto. Porque todos discutimos sobres os clubes e atiramos à cara os fracassos dos outros e enaltecemos os nossos êxitos. Eu também sou assim. Desde pequena que vibro com o Benfica. Talvez por o meu pai ser do Benfica, talvez eu tenha crescido a ouvir que "o Benfica é o melhor". O porquê, de facto, eu não sei. Sei que é uma paixão, é mais que um amor eterno. É-me intrínseco celebrar as vitórias e chorar as derrotas. É-me intrínseco ficar de mau humor cada vez que o Benfica perde. É-me intrínseco vibrar com os golos marcados e adorar os jogadores da camisola vermelha. Nós não temos culpa, é uma febre, é-nos inerente venerar aquele clube que colocamos acima de todos os outros. Não é pelo Futebol Clube do Porto ser actualmente o melhor clube português, ou pelo menos ter demonstrado mais que o é, que eu vou mudar de clube. Até podíamos ficar em último lugar no campeonato nacional, até podíamos descer de divisão, até podíamos estar abaixo dos mais pequenos, nunca mudaria de clube. Eu sei que o Benfica é grande e que hoje vai jogar contra o Manchester que é uma das melhores equipas do mundo. E eu sei que é provável que percamos. Mas eu estou-me nas tintas para as probabilidades porque eu acredito no meu clube e acredito que vai fazer uma grande exibição. E não vou acreditar por um momento que vá perder, e vou torcer para que ganhe e vou acreditar até se esgotar o tempo de compensação depois dos 90 minutos. Porque eu acredito naquilo que amo, e o Benfica é daquelas paixões que nunca irá morrer. E quando falo do Benfica não menosprezo os outros clubes. E sei que os adeptos do Sporting, do Porto, do Braga, do Guimarães e dos que se seguem sofrem tanto pelo seu clube como eu sofro pelo meu. O futebol é a nossa grande paixão, e as conversas do "o meu é melhor que o teu" são desnecessárias. O nosso será sempre, sempre, sempre o MELHOR CLUBE DO MUNDO.

Sem comentários: