quarta-feira, 20 de abril de 2011

O amor de um adolescente


Normalmente coloco o título do post só no fim de o escrever, porque como acho que já disse aqui, começo a escrever sobre determinada coisa, mas quando chego ao fim, noto que me desviei totalmente do assunto. É uma das coisas boas que se pode fazer quando se escreve por gosto.... Mas agora quero mesmo escrever sobre isto "O amor de um adolescente".
Será que é mesmo verdade que os adolescentes não sabem o que é o amor? Já muitas vezes me convenci que amei, mas na verdade o que sentia era apenas uma paixão, uma paixão de tal maneira forte e avassaladora que considerei amor. Mas também tenho a certeza absoluta que amei. E noto que amei quando sinto que após ter passado tanto tempo continuo a sorrir quando olho para qualquer coisa que me lembra dele. Quando sinto que não estando juntos fomos importantes um para o outro e, sobretudo porque dentro do meu coração ele ficou guardado num lugar especial. Isso é amor. Acabar e não esquecer.
O amor de um adolescente é caracterizado por ser efémero, fugaz, intenso e inexplicável. Tenho para mim que o amor não pode ser caracterizado consoante as fases de vida. Amor é amor e será sempre amor. Há diferentes tipos de amor e diferentes formas de amar, mas não podemos conotar os adolescentes como "amantes efémeros". Parece-me demais. Nós adolescentes amamos, e amamos tanto quanto os adultos amam. Amamos e temos esse direito, e acreditem que é horrível quando nos dizem "tu és adolescente, isso passa, é uma paixoneta passageira". Pois digo-vos, se 90% das vezes até é uma "paixoneta passageira", há 10% que não o são. E esses 10% magoam tanto ou mais do que quando uma relação entre dois adultos acaba. Romances de adolescente começam do nada e acabam do nada, mas amor de adolescente fica para sempre. Ou vocês não se lembram do quanto amaram alguém quando tinham os lindos 18 anos?

Sem comentários: