Nome? Joana Filipa
Idade? 17
É fácil gostar de ti? Sinceramente não sei bem responder. Sei que tenho grandes amigos e que em grupo sou muito brincalhona e divertida e todas essas coisas, mas quem não me conhece tem, muitas vezes, uma ideia totalmente errada acerca de mim. Tenho um feitio particular, é verdade, mas há sempre quem se adapte a ele com facilidade.
Gostas de? gosto das minhas melhores amigas, a M. e a C., e gosto da minha lhoca e da Nonô. Gosto do J. e do N., e gosto do M. e gosto do P. e do A. e gosto de todos os meus amigos, eles sabem quem são, não preciso de enumerá-los. Gosto dos pais, dos avós, dos tios, do mano e da prima. Gosto essencialmente das pessoas que dão cor à minha vida. E gosto de praia, e de sol, e de cinema, e de passar tardes com uma mantinha nas pernas e o comando na mão. Gosto de viajar e de compras. Gosto de escrever e de ler. Gosto de sair, gosto de jantar fora, gosto de passear à beira-mar. Gosto de música. Gosto de passar tardes com elas, de ver filmes com elas, de estudar com elas, de lhes contar os meus segredos. Gosto de estar ao telemóvel à noite. Gosto de sorrir. Gosto de viver.
Não gostas de? Não gosto de dias escuros, não gosto de ter dores de cabeça, não gosto das minhas TPM's agressivas. Não gosto de hipocrisia, não gosto de falsidade, não gosto de mentiras. Não gosto de sentir saudades, não gosto de não ter a meu lado as pessoas que mais gosto. Não gosto de ver os meus amigos com problemas, não gosto de não os poder ajudar. Não gosto de fruta, nem de verduras. Não gosto de ficar sem mensagens, nem gosto que o meu computador encrave. Não gosto que me dêem pontapés na cadeira e não gosto de me enganar quando escrevo a caneta. Não gosto que façam remix de músicas sentidas. Não gosto que me confundam, nem que se esqueçam de mim. Não gosto que aqueles que mais gosto se chateiem ou aborreçam comigo.
Quais são os sonhos da tua infância? Queria ser rica, ter um marido lindo, ter filhos e uma casa grande. Queria descobrir o mundo e queria ter um emprego que me realizasse. Queria que o meu nome aparecesse em algum lado como Barata, Joana (significava que seria alguém mesmo importante). E queria muito que quando morresse o meu nome não se evaporasse no meio de uma geração; queria deixar uma marca, não só nos que me amavam, como também em todos os outros que me "conhecessem" por ter feito algo excepcional. Queria que o meu nome não se perdesse.
A que cheira a tua infância? Cheira a felicidade, a realização. Cheira a praia, cheira a azul e a cor de rosa. Cheira a livros e pinturas. Cheira a desenhos mal desenhados. Cheira aos meus pais e aos meus avós.
O que mais te marcou? Tantas coisas me marcaram. Talvez ver o meu irmão pela primeira vez. Talvez ter recebido prémios de mérito académico. Talvez ter tirado a melhor nota do Ginásio no exame da Royal de Ballet. Talvez o meu primeiro exame nacional do Secundário. Talvez um grande amor. Talvez grandes pessoas. Talvez tudo tenha deixado uma pequena marca.
O que gostas mais em ti? Gosto de ser uma pessoa sonhadora, gosto de ter uma adoração enorme pela escrita, gosto de ser altruísta, gosto da minha personalidade forte, gosto dos meus olhos.
O que menos gostas em ti? Não gosto de desistir à primeira contrariedade, gostava de conseguir lutar por aquilo que quero. Não gosto de ter medo de fracassar antes de tentar. Não gosto das minhas olheiras. Não gosto de ser demasiado sensível, ingénua e orgulhosa.
O que tu és hoje, já nasceu contigo? Penso que a essência nasce connosco, mas aqueles que passaram pela minha vida e os que nela permanecem ensinaram-me o que era ser melhor. Mudaram a minha personalidade. Tornaram-me numa pessoa diferente. Uns amoleceram o meu coração, outros esfriaram-no, mas todos foram uma lição de vida.
Já desististe de algum sonho? Já desisti de um sonho.
Gostas de te ouvir? Depende. Eu tenho dois lados - o emotivo e o racional. Por vezes coloco-os frente a frente e dou por mim a falar sozinha. Gosto de me ouvir, mas quando vejo que não consigo chegar a nenhuma conclusão, ouço uma pessoa melhor que eu.
O melhor de ti está visível? O melhor de cada pessoa só deve ser oferecido a quem é merecedor. Portanto não, o melhor de mim não está visível, está guardado e é despertado por aqueles que o merecem.
Olá ou Adeus? Olá
Heróis ou Vilões? Heróis
Drama ou Comédia? Drama
Devagar ou Depressa? Devagar
Proibido ou Obrigatório? Depende
Noite ou Dia? Dia
Silêncio ou Barulho? Barulho
Planeado ou espontâneo? Espontâneo
Cabeça ou coração? Coração
Traças o teu próprio caminho? Tento traçar, mas há pessoas que o influenciam. Portanto nem tudo está nas minhas mãos.
O que aprendeste na vida? Que a vida até pode não ser fácil, que nos pode magoar, pode fazer chorar, pode derrubar-nos, pode ser injusta. Mas no fim, fazendo uma retrospectiva, veremos que a vida nos oferece muito mais do que aquilo que nos tira. São os pequenos "nadas" que constroem a felicidade e não um grande "tudo".
Arrependes-te de alguma coisa? Arrependo-me de várias coisas, mas talvez esses arrependimentos sirvam para não voltar a cometer os mesmo erros.
Acreditas no destino? Sim, plenamente.
Tentas perceber o outro? Quando estou irritada não consigo ouvir o outro lado mas, mais cedo ou mais tarde, volto para ouvir o que a outra pessoa tem a dizer.
Tens um lado pior? Obviamente, mas todos temos, ou não?
Saudades de quê? Saudades? Sinto saudades de algumas pessoas.
Foges do medo? Fujo muitas vezes. Mas outras tantas enfrento-o.
Ao longo do caminho tiveste dúvidas? A minha vida é uma dúvida constante.
O que dizem os teus olhos? São transparentes. Dizem o que quero e o que não quero. São expressivos e revelam sempre tudo, até mesmo o que tento esconder.
Gostavas de poder voltar atrás? Só se pudesse ter o conhecimento que tenho hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário