segunda-feira, 21 de março de 2011

Desastres a nível global


Ainda aqui não tinha falado na catástrofe que aconteceu no Japão. Falámos sobre o assunto na aula de inglês, vimos vídeos e imagens da BBC, pesquisámos, explorámos e tudo e mais alguma coisa. Aquele tipo de desastre natural afecta-me particularmente, daí o meu "silêncio". Sinto-me insignificante perante a força da Natureza. Está nas nossas mãos [ou de quem governa, melhor dizendo] evitar as guerras, os conflitos e tudo o mais, mas isto... Este género de coisas como terramotos, tsunamis, cheias, nevões, tornados, furacões etc etc estão inteiramente dependentes de uma grande mistério que se desconhece. Outro facto é o de isto me parecer tudo demasiado irreal, como a stora dizia "an amazing film with extraordinary special effects" - tal-e-qual. Nunca vivenciei nada que se assemelhasse a uma catástrofe desta envergadura, portanto, para mim, isto parece que fica subjacente ao irreal, àquelas coisas que acontecem nos filmes e nos ficamos "woooow, que efeitos...".
Abordando o tema de outro prisma, o terramoto no Japão fez com que o eixo da Terra se movesse uns centímetros e, consequentemente, o dia ficou mais curto. Só chatices! Mas que todos os males fossem esse e não o terror que os japoneses devem estar a viver...

Sem comentários: