quarta-feira, 25 de maio de 2011

A pior dor de todas


Toda a gente passa por vários estados de sofrimento durante toda a vida, uns mais difíceis que outros. Uns que nos matam por dentro, outros que penas causam algum desconforto e mal-estar. Dói muito acabar um namoro, dói muito ter uma nota terrível num teste, dói muito não ter algo que gostávamos mesmo, mas dói mais saber que alguém pode morrer de algo que não causou. Quem fuma está mais susceptível a cancro do pulmão, quem bebe, está sujeito a ter uma cirrose no fígado, quem se alimenta mal pode ter problemas ao nível do estômago e dos intestinos, quem tem relações sexuais desprotegidas pode contrarir o vírus do papiloma humano que origina o cancro do colo do útero, pode contrarir sida, ou mesmo hepatites. Sucintamente, quem tem comportamentos de risco está sujeito a ser infectado com determinadas doenças ou mesmo provocar o desencadeamento de outras. Mas e os outros? Aqueles que não bebem, não fumam, não se alimentam mal e são super bem comportados? E esses?! Pessoas às quais são descobertas leucemias, cancros da mama, cancros na próstata, cancros no pâncreas, cancros no rim, tumores cerebrais, Alzheimer e Parkinson. Diga-me, meu Deus, e esses? Será a lei da Natureza tão injusta que prefere castigar essas pessoas, sujeitá-las a tratamentos dolorosos, expô-las a uma insegurança de vida ou de morte? Eu compreendo, "é a vida", mas não percebo a vida. Não percebo como é que pessoas tão boas, que já fizeram tanto por tanta gente merecem estas coisas! Eu sei, eu sei, estou a ser demasiado ingénua, isto pode acontecer a qualquer um, as coisas são mesmo assim, mas a mim, pelo menos a mim, que privo de perto com doenças assim, custa-me muito, custa-me muito mesmo. Nunca tinha escrito algo sobre esta temática, mas queria deixar uma palavra de força a todos aqueles que estão nesta situação ou que têm alguém muito próximo deles assim. A palavra de ordem é luta, luta por algo que nós não conseguimos sequer controlar... Que vem quando lhe apetece e vai se lhe apetecer. Mas acima de tudo, não nos recriminemos, não tomaremos a posição do "já não vale a pena". Já dizia Fernando Pessoa "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena".

Sem comentários: