domingo, 2 de janeiro de 2011

Pessoas para recordar - José Saramago


O único Prémio Nobel da Literatura Português. Escritor com uma capacidade extraordinária. Revolucionou a escrita e inovou a sua própria forma de escrever, criando um estilo só seu. Rest in Peace José Saramago, we won't forget you.

6 comentários:

Anónimo disse...

Joana, o Saramago não é o único prémio nobel da literatura portuguesa, aliás, existem imensos portugueses, o último penso que foi José Tordo... Lol.

Joana Madeira disse...

Oiii? Não Maria, deves estar enganada de certeza :o Só houve dois portugueses a ganhar prémio nobel, foi o José Saramago na Literatura e Egas Moniz na Medicina.
E José Tordo não será de certo. Talvez João Tordo que ganhou em 2009 o prémio José Saramago com o romance "As Três Vidas".

Estou certa do que estou a dizer, mas de qualquer forma podes investigar. No entanto, estes foram os únicos dois prémios nobeis atribuídos a portugueses, Medicina e Literatura.

Anónimo disse...

Não... Existe o prémio nobel da literatura portuguesa de José Saramago, o senhor deu o próprio nome ao prémio nobel. Como tal, e como é assim considerado, "As três vidas", do Tordo é um nobel...

Joana Madeira disse...

O Prémio Nobel foi instituído por Albert Nobel e é dado anualmente em diversas áreas, nomeadamente Medicina, Literatura, Química, Física e Paz. O Prémio de Saramago que ele mesmo criou é um prémio a nível Nacional (e posteriormente foi incluída a Espanha) e não a nível Mundial como o que o próprio ganhou. Esse prémio é como o de Camões ou outros que são dados em Portugal, totalmente independentes do Nobel que é dado com a herança deixada por Albert Nobel.

Anónimo disse...

LOOOL foste ver isso tudo onde?! lool tem lá calma, o José Saramago não criou prémio nenhum, atribuiram-lhe isso por ser um renome da literatura, percebes?

Joana Madeira disse...

Não fui ver a lado nenhum xD eu interesso-me por Literatura e sei estas coisas.. Pelos vistos estavamos a falar de coisas diferentes, Prémio Nobel só há um e é dado pela fundação de Albert Nobel.. O de saramago como o de camões são prémios literários normalíssimos, nada a ver com um prémio nobel que é uma coisa quase inatingível para a maioria dos escritores.